Processos e planejamento: a importância para a evolução

Por incrível que pareça, muitas empresas ainda estão vivendo como o pitstop da década de 90. Atrasadas, circulam onde os concorrentes já estão rodando nas primeiras posições simplesmente porque melhoraram seus processos.

Veja: ao longo dos anos, o tempo do serviço dos pitstops nas corridas de Fórmula 1 diminui de quase 9 segundos para pouco mais de um.

Ou seja, de nove segundos parado para trocar pneus no passado, o piloto de hoje só fica um segundo, praticamente, fora da pista.

Isso não foi por acaso. Quanto menos tempo na manutenção, mais rápido o carro volta para a pista e mais chances tem de atingir a premiação robusta de quem sobe ao podium.

Então, para reduzir o tempo de parada do piloto, certamente houve muito processo desenhado, muito treinamento de equipe e muita análise de resultado com foco em melhoria.

Na empresa, não é diferente.

Processos e planejamento empresarial: a importância

Para que ela colha benefícios como redução de custo, aumento de produtividade, faturamento consistente e receita positiva é necessário que ferramentas de gestão essencialmente similares às do pitstop sejam aplicadas.

  • Os processos padronizam a execução das tarefas que serão exercidas pela equipe. Eles determinam formas eficientes de utilização de recursos e de ferramentas, direcionam para a qualidade e permitem mensurar resultados para entender como melhorar.
  • E por falar em qualidade e melhoria, vale lembrar que processos bem desenhados também têm o braço do controle de qualidade, permitindo compreender se o cliente terá o resultado que espera na relação de custo-benefício.
  • Ainda, a mensuração permite entender com mais exatidão quais ações estão dando certo e quais precisam de ajustes.
  • Outro ponto importante no conjunto da gestão é o treinamento, viabilizando que o time compreenda o direcionamento e saiba operar tudo que lhe cabe para a execução de suas tarefas diárias.
  • Por fim, todo o apanhado de processos e mensuração contribui com o planejamento de metas e de ações, permitindo que a empresa se programe para próximas oportunidades e desafios.

Em outras palavras, a gestão focada em resultado traz os processos, a mensuração de resultados, o planejamento e o treinamento para a empresa. E essa estruturação ajuda o negócio a evitar desperdícios, otimizar o uso dos recursos, melhorar a produtividade, crescer na qualidade e, consequentemente, ter mais resultados.

A gestão traz o pitstop de 1,78 segundos que a empresa necessita para permanecer nos lugares mais promissores e seguros da enorme Fórmula 1 que é o mercado.

Marcia Correa
Fundadora da Metha Consultoria – Consultora em Gestão Estratégica e Governança em Empresas Familiares.