Recebem o selo ISO 9001 as empresas que têm compromisso com a qualidade de seus produtos e serviços. E por isso, muitos empresários podem pensar que a certificação faz diferença porque é um atestado para o público sobre a seriedade do negócio – o que atrai mais consumidores e fideliza mais clientes. Mas, é isso mesmo?
ISO 9001: por que ele faz diferença
De certa forma, estão certos. Realmente o selo faz diferença nos resultados porque comunica ao público a confiabilidade da empresa. Mas não é só por isso que possuir a certificação pode transformar resultados.
O selo transforma o resultado porque para obtê-lo, de fato, é necessário ter uma gestão de qualidade. Todos os processos internos precisam estar funcionando bem para que aquilo que é vendido ao consumidor seja, de fato, de qualidade.
Na Metha Consultoria, por exemplo, realizamos toda padronização de processos internos, implementação de sistemas de controle de qualidade e auditoria interna para estruturar o negócio e prepara-lo para receber a auditoria oficial dos avaliadores do ISO. E todo esse ecossistema de preparo e manutenção das rotinas e estratégias para obtenção e continuidade da certificação, tudo isso, vira gerenciamento de qualidade e resultado na prática.
Então, é muito além do selo e do que ele vende para o público.
E a qualidade em sua mais pura essência: redução de desperdícios, aumento de produtividade, entrega excelência para todos os envolvidos com a empresa – comunidade, colaboradores e, principalmente, clientes.
Por isso, respondo que seguramente o selo faria sim a diferença.
Marcia Correa
Fundadora e consultora da Metha Consultoria e ecritora no blog Marcia Correa.
Deseja o selo ISO 9001 para sua empresa e precisa se preparar? Peça um orçamento.