Sim, remunerar adequadamente é fundamental para que o time permaneça engajado. Mas, a motivação vai além do holerite. Explico.
Desejar um time engajado é uma preocupação genuína – afinal, time comprometido traz resultado e time desengajado traz rotatividade e prejuízo.
Mas, inúmeras pesquisas já concluíram que para engajar o time existe uma cadeia de ações que a empresa deve executar – e que vão além da remuneração. Então, quais seriam essas ações? Simples.
Organização e processos internos estabelecidos
O time sente-se muito mais seguro, bem orientado e impulsionado à produtividade quando há uma estrutura de organização mínima para que ele desempenhe suas tarefas e tenha suas entregas mensuradas.
Plano de carreira desenhado
Quando o colaborador sabe que tem para onde crescer dentro da empresa, também se sente muito mais motivado para contribuir com o negócio. Afinal, trata-se da carreira dele também.
Capacitação e treinamento
Empresas que investem em capacitação e treinamento de habilidades técnicas e comportamentais engajam o time porque ele trabalha melhor e é reconhecido. O que leva ao próximo tópico.
Reconhecimento
Ainda, reconhecimento são essenciais para que o time engaje. Dos parabéns pelo trabalho bem executado ao bônus financeiro no final do ano, do respeito no dia a dia ao elogio formal, inúmeras estratégias de reconhecimento são válidas e engajam.
Sua empresa tem uma estrutura de gestão focada em resultado que permite ao time ser mais engajado?
Marcia Correa