A gestão financeira é o fator determinante para saber se a saúde da empresa vai bem. O mau uso dos recursos pode impactar negativamente toda organização e levar a danos irreparáveis. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 50% das empresas fecham em até três anos por conta das finanças.
De acordo com Reginaldo Stocco, CEO da Vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial para pequenas empresas, um dos principais erros cometidos pelos empreendedores é não fazer o registro adequado de todas as informações financeiras necessárias para que seja possível realizar um diagnóstico do negócio e saber se a empresa está tendo lucro em suas atividades operacionais.
“Sem tais números, não é possível calcular corretamente o preço de venda dos produtos ou se os valores oferecidos estão compatíveis com o mercado, por exemplo”, comenta ele.
Não separar a gestão financeira pessoal com a da empresa também é um erro comum.
“Muitas vezes, esses equívocos cometidos pelo empreendedor, são reflexos de atitudes que ele não tomou anteriormente. Se em algum momento deixou de fazer algum controle específico, com certeza isso irá trazer prejuízo financeiro que muitas vezes pode ser difícil de resolver a curto prazo”, diz Stocco.
“Por este motivo, é imprescindível que qualquer empreendedor ou gestor, mesmo para quem está começando agora, faça um planejamento financeiro que seja revisto de tempos em tempos para definir metas e atingir os objetivos do negócio.Os pequenos e médios empreendimentos geralmente são os mais impactados, já que muitas vezes é o próprio empreendedor que cuida desta área e muitas vezes não consegue dar devida atenção.”
Pesquisa aponta necessidades das pequenas empresas
Recentemente, a Vhsys realizou uma pesquisa com seus clientes para entender algumas necessidades das micro e pequenas empresas.
O levantamento apontou que a área do sistema em que seus clientes mais utilizam o Vhsys é Emissão de Notas Fiscais (75%), seguido pelo financeiro (69%) e Relatórios (62%). Ou seja, áreas que são ligadas diretamente na gestão do negócio, possibilitando uma melhor visualização das informações que ajudam a manter a saúde da empresa nos trilhos.
“A sobrevivência e o crescimento de um empreendimento são consequências de um bom planejamento financeiro que envolve o controle de fluxo de caixa, volume de vendas e margens de lucro adequadas, como também para auxiliar na elaboração de relatórios contábeis, balanços e demonstrativos financeiros, mensais, semestrais e anuais”, aponta o especialista.
“Diante de tantas tarefas, contar com uma boa plataforma online especializada na gestão irá facilitar toda a sua rotina e manter todas as informações atualizadas, o que dá uma visão ampla e um controle total do financeiro. Já se foi o tempo que as planilhas auxiliavam as empresas de todos os tamanhos a manterem as tarefas em dia”, conclui Stocco.
*Este artigo pertence ao portal Terra e pode ser acessado na íntegra pelo link disponível no início da postagem ou aqui. Compartilhamos este conteúdo para dividir conhecimento e informação, reforçando a importância da qualidade e da consultoria empresarial, e como grandes empresas e entidades buscam excelência em seus processos, mas esclarecemos que não somos a consultoria envolvida na matéria e nem os redatores do artigo. Reforçamos o crédito do conteúdo e sua íntegra no link, citados no início do texto como Fonte.