Sim, o agronegócio precisa de governança porque ela ajuda a garantir os resultados e a perenidade da empresa. Essa é uma das soluções da consultoria de gestão para agronegócio muito procurada.
Como você sabe, uma empresa do agro pode ser promissora porque está inserida num setor essencial para a vida humana. Mas ao mesmo tempo, o agronegócio enfrenta uma cadeia de desafios intensa.
Da tecnologia à natureza, da imprevisibilidade do clima às projeções de safra, o gestor do agronegócio convive com paradoxos e camadas de problemas que podem comprometer o frutífero solo que administra. Mas há solução.
A governança.
Isso porque um sistema de governança cria processos internos para todas às áreas de um agronegócio, permitindo uma mensuração precisa de resultados e decisões baseadas em dados sólidos.
Isso significa que da geração de lucro ao corte de despesas, da adoção de novas tecnologias à aplicabilidade de leis, das projeções ao realizado, da contratação externa à sucessão… a governança abraça e integra o todo. Consequentemente, o direcionamento fica mais claro e as escolhas mais assertivas.
Inclusive, muitas empresas do agro com faturamento bilionário, tem como marco comum o avanço da governança nos últimos anos.
Na revista Forbes, por exemplo, o ranking das empresas agro que mais faturaram em 2022 lista a São Salvador Alimentos com receita de R$1,83 bilhões e aponta o avanço da governança na companhia, que institui um Conselho Administrativo.
Basicamente, a cada ano que passa, o agronegócio está mais alinhado com as boas práticas de gestão para permanecer forte e consistente. Sim, ele precisa de governança.
Precisa de serviço de consultoria de gestão e governança para agronegócio? Fale conosco.