Como a alta gestão pode ter mais segurança para tomar decisões?

Resumidamente, a alta gestão pode ter muito mais segurança para tomar decisões se utilizar uma abordagem data driven – ou seja, direcionada por dados. E aqui entra a potência da governança.

Entenda como isso acontece neste artigo que preparei.

A governança como ferramenta de decisão acertada

Uma solução de gestão muito eficiente, a governança permite que todos os setores, atividades e resultados da empresa sejam conduzidos e monitorados com eficiência e transparência.

Isso traz à alta gestão o que ela mais precisa para conseguir controlar o negócio e fazer boas escolhas: informação confiável.

Por isso, a cada ano que passa, mais e mais diretores buscam no mercado os especialistas em gestão para implementar um projeto de governança na empresa.

E posso dizer que em todos esses anos implantando a solução em negócios de diferentes ramos, é palpável a diferença positiva que a governança faz nos resultados da empresa e até mesmo na vida dos decisores.


E como ter certeza de que a governança é necessária?

Se você se identificar com um ou mais pontos aqui colocados, sua empresa pode estar precisando de governança. 

Isso porque a governança permite que a alta gestão tenha ferramentas confiáveis para controlar e decidir, sem precisar se envolver com o operacional todos os dias.

Além disso, a governança é um primeiro passo para organizar a sucessão e garantir a perenidade do negócio.

Então, veja se esses pontos lhe soam familiares.

1. Você não tem tempo pois não consegue delegar atividades e sente que precisa estar envolvido em tudo para que a empresa caminhe.

2. Você não sente que pode tomar decisões mais assertivas baseado nos dados de performance e resultado.

3. Você gostaria de ver a empresa andando com as próprias pernas, faturando com consistência, sem que você precisasse se envolver em todo o operacional.

4. Você gostaria de ter dados confiáveis para tomar decisões acerca dos setores e estratégias da sua empresa.

5. Você gostaria de estar no controle, mas sem precisar se envolver nas rotinas braçais para que o negócio continuasse bem.

6. Você não tem clareza sobre como será a sucessão dos ativos e cargos da empresa.

Algum deles é parte da sua realidade? Se a resposta for sim, a governança pode fazer uma saudável transformação na sua empresa.

Como especialista em governança e sucessão com a Metha Consultoria, vejo como ela faz a diferença para o sucesso da empresa e consequentemente para a tranquilidade dos sócios e líderes.

Marcia Correa

Consultora em Gestão Estratégica e Governança em Empresas Familiares.