25 anos de ISO 9001 no TCMSP

ISO 9001: órgãos como Tribunais de Conta também se preocupam com a gestão da qualidade. Veja em matéria de O Documento.

Fonte: O Documento.com.br*

O titular da Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Yênes Jesus de Magalhães, falou sobre a integração dos processos certificados do órgão de controle com o Planejamento Estratégico durante a comemoração dos 25 anos de certificação do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) com o selo ISO 9001.

A Corte de Contas paulistana foi o primeiro órgão público brasileiro a obter o certificado, concedido pela British Standards Institution (BSI). Assim, na manhã desta quinta-feira (18), o órgão realizou, em ambiente virtual, programação comemorativa às mais de duas décadas de sua certificação, que é referência internacional em gestão de qualidade. Para isso, foram convidados representantes das únicas quatro instituições de Controle Externo que também possuem o selo ISO 9001 no Brasil. 

Na ocasião, eles falaram sobre a implantação e os benefícios do selo em seus tribunais. “No Tribunal de Contas de Mato Grosso, iniciamos nosso Planejamento Estratégico em 2006 e o quarto ciclo ocorreu em 2020”, explicou Yênes em sua fala.

Ainda com relação às certificações da Corte de Contas mato-grossense, explicou que, em 2012, haviam seis processos certificados, que foram posteriormente recertificados, e que o órgão de controle foi a primeira instituição pública no Brasil a receber o selo ISO 50001, que trata de Gestão de Energia.

Certificação ISO 9001

“Temos nove anos de certificação ISO 9001 e, nesse momento, contamos com uma consultoria que está elaborando o Sistema de Gestão Ambiental para a obtenção da certificação 14001”, destacou Magalhães, que é engenheiro agrônomo e foi secretário de Estado de Planejamento e presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Também participaram da cerimônia a responsável pela Auditoria Pública Externa do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Rosane Moretti; o diretor de Governança, Planejamento de Gestão do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Sérvio Túlio Teixeira e Silva; e a servidora do TCMSP, Suzana Mergulhão de Oliveira.

Clique aqui e confira o evento na íntegra.

André Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aquiFonte: TCE MT

*Este artigo pertence ao portal O Documento e pode ser acessado na íntegra pelo link disponível no início da postagem ou aqui. Na presente postagem, acrescentamos o subtítulo interno “Certificação ISO 9001” para auxiliar a leitura digital. Reforçamos o crédito do conteúdo e sua íntegra no link, citados no início do texto como Fonte.