Por: Marcia Correa
Governança corporativa é fundamental para decisões acertadas e todas as empresas, independentemente do porte, deveriam ter. Mas os mitos atrapalham essa decisão. Desmistifique-os, agora.
Mito 1: governança só serve para empresas grandes
Governança é uma solução que não só serve como deve ser adotada por empresas de todos os portes. Isso porque é uma forma de organizar e gerir operação, estratégia e resultado. Com a governança é possível olhar de forma realista, clara e organizada para o negócio e decidir com muito mais segurança e assertividade os próximos passos.
Mito 2: governança pode ser de “faz de conta”
Empresas que têm uma falsa governança e usam isso somente como fachada estão cometendo um erro que custará caro. Além de não aproveitarem os reais benefícios da solução, correm o risco de navegarem rumo a grandes rombos financeiros e escândalos. Basta lembrarmos de várias marcas famosas que faliram ou acumulam dívidas assustadoras, devido à governança de faz de conta.
Mito 3: governança pode ser improvisada
Governança que funciona tem todo um critério de criação de planejamento, processos e mensuração. Para que dê certo, é necessário analisar com sobriedade e consistência as fortalezas e fraquezas do negócio e a partir daí desenvolver, de forma profissional, a governança.
Mito 4: governança é muito difícil de implementar
Não é difícil, quando a empresa conta com os profissionais especialistas. Como consultora de gestão, vejo há mais de 15 anos como a dificuldade não fica para o cliente. Embora a empresa fique com a sua ponta de tarefas, é poupada da complexidade da criação do sistema, que é abraçada pelos profissionais adequados.
Sua empresa pode começar a criar um sistema de governança hoje mesmo e experimentar a diferença que a gestão bem amarrada faz.
Precisa de um sistema de governança? Peça um orçamento para implementar na sua empresa.