Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios*
Uma das maneiras de mostrar para fornecedores, compradores e clientes que a sua empresa preza pela qualidade dos produtos ou serviços que vende, preocupa-se com o meio ambiente, com a saúde e a segurança dos funcionários ou mantém uma relação responsável com a sociedade, é ter um sistema de gestão certificado por normas técnicas.
A aplicação dessas normas permite transformar discursos de boas intenções em algo palpável, comprovado por um organismo independente e perceptível pelo mercado e a sociedade.
As certificações mais relevantes são a ISO 9001, que garante a qualidade intrínseca dos produtos ou serviços; a ISO 14001, com foco na relação da empresa com o meio ambiente; a OHSAS 18001, centrada na saúde e segurança ocupacional dos colaboradores e a ABNT 16001, voltada para a construção de uma relação responsável entre a empresa e a sociedade. Cada certificado pode ser implantado isoladamente.
Com as normas, o empreendedor passa a ter uma visão mais abrangente dos processos da empresa e consegue gerenciar melhor o seu negócio.
Para obter uma certificação é necessário adquirir a brochura ou arquivo eletrônico com as normas a serem seguidas, adotá-las na empresa e contratar uma certificadora independente para aferir a aplicação correta dos padrões. Após esse processo a empresa estará certificada.
Conforme explica José Joaquim do Amaral Ferreira, vice-presidente da instituição certificadora Fundação Vanzolini, “organizações de qualquer porte podem ser certificadas, uma vez que é a norma que se adapta ao negócio e ao tamanho da empresa”.
Consultoria para ISO
Recorrer a uma consultoria pode contribuir para uma maior eficácia do processo. “No caso da ISO 9001, o empreendedor tem a possibilidade de optar por uma planilha que mostre se os prazos de entrega estão sendo cumpridos, por exemplo. Nessa parte, o trabalho de um consultor ajuda a definir quais são os indicadores mais adequados para cada norma e cada empresa”, afirma Amaral.
No Brasil, o Inmetro é o organismo de acreditação oficial que avalia as certificadoras e verifica se elas podem emitir certificados.
Obrigatoriedade e estratégia
Entretanto, as normas ISO 9001, ISO 14001 e ABNT 16001 têm caráter voluntário e não é obrigatório que os organismos de certificações sejam acreditados pelo Inmetro. Uma das vantagens de procurar certificadoras chanceladas pelo órgão, afirma Marcos Aurélio Oliveira, coordenador geral de Acreditação do Inmetro, é que “nós temos uma marca forte e reconhecida no país e se a empresa tiver qualquer problema com um organismo de certificação acreditado por nós, a solução virá rapidamente”.
Já a ABNT é a responsável pela tradução das normas internacionais. Certificadoras como a Fundação Vanzolini e a própria ABNT vão até as empresas verificar se elas estão agindo em conformidade com a norma que pleiteiam.
*Este artigo pertence à revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e pode ser acessado na íntegra pelo link disponível no início ou aqui. Na presente postagem, acrescentamos os títulos “Consultoria para ISO” e “Obrigatoriedade e Estratégia” para auxiliar a leitura. Suprimimos alguns parágrafos para encurtar o texto. Compartilhamos este conteúdo para reforçar a importância da qualidade, mas esclarecemos que não somos a consultoria envolvida. Reforçamos o crédito do conteúdo e sua íntegra no link, citados no início do texto como Fonte.