Consultoria de gestão: por que sua liderança está influenciando os resultados

Se você procura por consultoria de gestão para sua melhorar os resultados da sua empresa, veio ao lugar certo. E hoje, vamos falar de liderança.

Sim, que a liderança exerce um papel fundamental para os resultados da empresa, você já sabe.

Mas o que a maioria das pessoas deixa passar é como e por que isso acontece. E sem compreender essa essência, é fácil de se perder no agito da rotina e deixar de lado a importância do exercício da liderança na sua plenitude.

No artigo de hoje, refletiremos sobre esses pontos. Acompanhe.

As abelhas

Você já ouviu falar no Queen Balling, que acontece nas colmeias de abelhas? Pois bem. Queen Balling é o procedimento adotado pelas operárias para matar a abelha rainha.

Formando literalmente uma bola de abelhas, elas cercam a futura ex-majestade. Vibrando em alta velocidade, o objetivo é aumentar a temperatura do corpo da rainha até que ela superaqueça e morra.

Brutal.

Mas, apesar de impactante, o comportamento é normal em duas situações: quando a rainha não bota ovos ou quando a rainha em questão invadiu a colmeia.

Só que depois de todo esse dramático episódio, as abelhas precisam de uma nova governante. Isso porque, sem uma rainha funcional, a colmeia toda também morrerá em aproximadamente 40 dias.

Pois é. A natureza é implacável. Cada ser precisa executar seu papel para que o ecossistema se mantenha em equilíbrio. E as abelhas sabem disso, portanto valorizam como ninguém a liderança.

Inclusive, nas colmeias saudáveis, não acontecem os Queen Ballings. Afinal, a abelha rainha está cumprindo sua função e permitindo que as operárias cumpram a delas. O resultado? Rainha feliz, operárias felizes e muito mel.

Resumidamente, na colmeia não basta que a rainha se pareça com uma rainha. Ela precisa ser, de fato.

E por isso, na contramão do comportamento agressivo de eliminar a rainha que não cumpre o seu papel, está a devoção.

Se a rainha bota ovos, as operárias irão alimentá-la, protege-la e segui-la para o resto da vida.

As empresas

Nas devidas proporções, uma empresa é como uma colmeia.

Claro, os colaboradores não farão o hostil e literal Queen Balling no gestor caso sintam que o líder não está cumprindo seu papel enquanto orientador e influenciador.

Mas, de certa forma, o time se une não-intencionalmente e negativamente. Explico.

Cada indivíduo que não tem uma liderança influenciadora vai se sentir perdido e desmotivado. Consequentemente, não desempenhará suas atividades com o mesmo nível de esmero e qualidade.

E se muitos no time se sentem assim, não demora para que o sentimento se torne coletivo. Como resultado, o clima organizacional é danificado.

Clima organizacional comprometido somado à baixa performance do time, por sua vez, formam praticamente um Queen Balling não-intencional nos resultados.

E isso é algo que, certamente, respinga na liderança.

Afinal, tudo começa e termina na liderança. E tal qual em uma colmeia, para que o time se comprometa com o sucesso coletivo, não basta que alguém ocupe o cargo de líder. É preciso ser líder.

Consultoria de gestão: a liderança e os resultados

Sua liderança influencia os resultados porque ela é a essência de tudo.

  • Se você é um líder que orienta e inspira, vai influenciar seu time a trabalhar melhor e os resultados virão.
  • Se você é um líder atento, sabe quando o colaborador tem o perfil comportamental e habilidades técnicas adequadas para o cargo. Sabe quando promover ou até mesmo quando desligar. E isso também exerce influência direta nos resultados.
  • Ainda, se você é um líder bem treinado, sabe quais processos seguir e como fomentar a utilização de ferramentas e métodos para garantir padrão, qualidade e produtividade. Mais uma vez, resultados vêm.

Como uma colmeia tem o mais puro mel quando a abelha rainha reina mesmo… uma equipe com um líder, funciona. Uma empresa bem liderada produz.

Inclusive, na trajetória de empresas icônicas, perceba como o líder sempre tem um destaque especial.

Se falarmos de Disney, Apple, Tesla, Amazon, Pão de Açúcar e tantas outras marcas internacionais e nacionais, o líder vem à mente.

Afinal, é por causa da postura e estratégia dessas lideranças que se criam cadeias de líderes multiplicadores, times engajados e estratégias incríveis.

Como ser um líder que influencia e traz resultado

Para ser um líder que gera real influência e resultado, é preciso adotar algumas estratégias e ações. Trago um resumo, veja.

Tenha um perfil comportamental de líder

Muitas vezes, será necessário treinar esse lado da personalidade ou do comportamento. Ainda, é importante entender o perfil de negócio e de colaboradores inseridos no ecossistema para compreender o traço ideal de liderança para adotar.

Mas de modo geral, traçar um perfil comportamental de líder está bastante centrado nos comportamentos humanos que conduzem às relações produtivas.

Aqui, trata-se de misturar empatia com firmeza, serenidade com agilidade, formalidade com leveza, por exemplo.

Adote processos internos de gestão de atividades, qualidade e resultados

Um bom líder é preparado e tem sua atuação fundamentada em processos bem implementados.

Rotinas claras para o time, formas eficientes de controlar a execução das atividades e o nível de qualidade, maneiras confiáveis de mensurar resultados e formas eficientes de falar sobre eles são alguns exemplos básicos de como organizar a gestão com processos adequados.

Tudo isso permite que o líder tenha uma leitura clara da empresa, tanto em nível diário da operação quanto a nível macro e estratégico. Além disso, os processos colaboram com o próprio desempenho do time.

Capacite-se e capacite o time

Por fim, para ser um líder que contribui com resultados, vale a pena procurar por treinamentos – tanto para si mesmo e demais gestores, quanto para a equipe.

A capacitação por meio do treinamento se mostra muito eficiente na construção de uma relação sadia entre gestor e time, que consequentemente impacta toda a empresa.

Liderança influenciadora: muito além do cargo

Quando o apicultor percebe o iminente comportamento de Queen Balling, ele costuma salvar a abelha rainha e reorganizar a colmeia para que a majestade seja aceita, bote ovos e tudo funcione bem.

Por isso, se você se sentiu como a abelha rainha prestes a enfrentar problemas, não se preocupe. Sempre há tempo de reverter esse cenário. Inclusive, um profissional de gestão externo pode lhe ajudar.

Afinal, muito mais do que o cargo, o líder tem de fato o poder de conduzir seu time com atitudes positivas e bem planejadas.

Nos meus anos como consultora de gestão posso perceber nitidamente como a soma de processos e treinamento ajuda a liderança e o time a construírem um ecossistema verdadeiramente produtivo.

O resultado, vem.

Marcia Correa
Consultora e Fundadora da Metha Consultoria
www.methaconsultoria.com
www.marciacorrea.com.br
Redes Sociais: @marciacorrea_gestao