Certificação ISO para qualidade atestada ao Tesouro estadual

Fonte: Extra.globo.com

Tesouro estadual recebe certificação ISO para qualidade de atendimento ao cidadão

A Secretaria estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ), por meio da Subsecretaria de Finanças, recebeu a certificação ISO 9001:2015 para a qualidade do atendimento ao cidadão. A auditoria externa do órgão fez uma visita à Sefaz nos dias 28 e 29 de agosto e manteve a norma. Desde 2011, o setor possui a certificação ISO.

A ISO 9001:2015 é um sistema de gestão da qualidade concebido para desenvolver e manter um conjunto de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho. Os principais objetivos são a melhoria na gestão, a sustentabilidade na organização, uma maior confiança do cliente de que os serviços da organização terão qualidade, melhorias gerenciais e processos internos mais eficientes.

Certificação ISO 9001: a importância da Gestão da Qualidade

A Subsecretaria de Finanças possui um Escritório de Gestão da Qualidade, responsável pela aplicação da norma na prática na organização. Segundo o gestor chefe do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e analista executivo da Sefaz-RJ, Alexandre Alves Soares, a ideia é levar as práticas para outros órgãos do estado.

“Os nossos clientes são os contribuintes, os entes federativos ou outros órgãos do estado. A Subsecretaria de Finanças pode ser uma multiplicadora dessa ideia para que todos os órgãos do Estado do Rio de Janeiro tenham um certificado ISO. Para uma maior aproximação entre os clientes e o Tesouro, temos um e-mail e telefone exclusivos, uma urna para sugestões e críticas e uma pesquisa de avaliação do atendimento no site da Secretaria de Fazenda”, disse.

*Este artigo pertence ao portal Extra.globo e pode ser acessado na íntegra pelo link disponível no início da postagem ou aqui. Na presente postagem, acrescentamos o subtítulo interno “Certificação ISO 9001: a importância da Gestão da Qualidade” para auxiliar a leitura digital. Reforçamos o crédito do conteúdo e sua íntegra no link, citados no início do texto como Fonte.