Cascavel é 1º lugar por boas práticas na gestão

Gestão em Cascavel: cidade fica em primeiro lugar nas boas práticas, confira matéria de O Paraná.

Cascavel é 1º lugar, outra vez, por boas práticas na gestão pública

Fonte: O Paraná.com.br

A cidade de Cascavel voltou a ser destaque pelas boas práticas em gestão pública e recebeu um novo prêmio na noite dessa quinta-feira (21). O Município apareceu em primeiro lugar no Estado entre as cidades com mais de cem mil habitantes, no Prêmio Band Cidades Excelentes. As cidades foram divididas em até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Gestão de qualidade com foco em resultado

O prêmio, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, foi criado para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio da premiação das boas práticas da gestão pública.

Cascavel foi classificada como “excelente” na educação, alcançando pontuação de 82,85 no (Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). A cidade também foi destaque em indicadores como Eficiência Fiscal e Transparência, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, além de Desenvolvimento Socioeconômico Ordem Público. Nesses indicadores, Cascavel foi classificada como “desenvolvida”.

Na educação, entram critérios como analfabetismo, expectativa de anos de estudo e gastos em educação. Na eficiência fiscal, avaliam-se porcentagem de endividamento, autonomia fiscal, investimento per capita e índice de transparência. Já na geral, é levado em consideração uma média de todas as categorias.

Os números indicam uma evolução constante do Município nos últimos anos nas mais diferentes áreas. A pontuação leva a cidade para uma nova etapa do prêmio com os finalistas dos demais estados. A premiação nacional acontecerá em novembro, em Brasília.

“Mais uma vez estamos sendo agraciados com um prêmio que reconhece as boas práticas na gestão pública em Cascavel. Isso é resultado de uma soma de esforços de toda a nossa equipe de governo, muito trabalho, dedicação e respeito à população”, enfatiza o prefeito Leonaldo Paranhos.

O prêmio foi recebido pela secretária de Educação, Marcia Baldini, que representou o prefeito Leonaldo Paranhos na solenidade que aconteceu em Curitiba.

Marcia disse que recebeu o prêmio com satisfação pelo fato de o Município ter educação avaliada acima de 8,0, o que significa estar entre os 17% das cidades brasileiras que estão no patamar de excelente. São vários indicadores avaliados: alfabetização de adultos, evasão escolar, IDEB, investimentos por alunos e ampliação e qualidade na educação infantil. “Essa colocação é o resultado do trabalho nos últimos na de educação de Cascavel, fruto do esforço de uma grande equipe composta por professores e servidores da Rede Pública Municipal de Ensino”, afirmou a secretária.

*Este artigo pertence a O Paraná e pode ser acessado na íntegra pelo link disponível no início da postagem ou aqui. Na presente postagem, acrescentamos o subtítulo interno “Gestão de qualidade com foco em resultado” para auxiliar a leitura digital. Reforçamos o crédito do conteúdo e sua íntegra no link, citados no início do texto como Fonte.